Mercado de eventos sociais


Nestes último ano trabalhando mais de perto com fotografia e vídeo (pois fui Assitente Social durante 25 anos), junto com o fotógrafo Cesar Roman (parceiro, marido e amado - rsrsrsrs) e sua excelente equipe, tenho tentado captar as mudanças no mercado de eventos. Claro que existe a concorrência, novas tecnologias, mudanças culturais, entre outros fatores que trazem novas necessidades. Contudo, pelo menos quanto a foto e vídeo, percebo que somos nós (profissionais do ofício), com a colaboração da mídia, que despertamos em nossos clientes "desejos nunca antes manifestados". Citando exemplos de nossa área: banners ou adesivos fotográficos na decoração da festa, segundo fotógrafo para "fotos espontâneas", CD em alta resolução com todas as fotos, videoclipe pré-casamento, trash the dress, blu ray, só para exemplificar. Se formos olhar para outras "novidades imperdíveis" para casamento ou festa... Bem, basta ver o quanto cresceu o mercado de eventos. Isto torna a todos nós profissionais? No caso da foto e vídeo, eu ter uma máquina fotográfica 5D MARK2 ou a filmadora Full HD (com mídia em blu-ray) faz de mim o top de linha na minha área? Por que, então, meus clientes querem saber com equipamento nós fotografamos ou filmamos. Por que querem ou precisam "com certeza" de 02 fotógrafos para seu evento? Somos nós. Sim, somos "nós profissionais" que estamos fazendo isso... Gerando desejos e necessidades. Por que? Muitas podem ser as respostas, provavelmente a principal seja faturar mais. Mas o que mais me assusta é destacar qualidades de equipamentos, quantia de profissionais, como garantia de sucesso. Onde fica o conhecimento profissional acerca de seu metiê? E a inspiração? 99% de nós brasileiros não considera o futebol uma arte? O que dizer então da fotografia e do vídeo, onde fica a Arte? Aliás, todas as profissões exigem um percentual de dom, de inspiração. Fora idoneidade, ética ... Mas esta já é outra prosa... Sinta-se livre para comentar.

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